Untitled-3.jpg

Giovane iniciou atividades no setor pecuário como investidor ao participar de um Condomínio de criadores por mais de dois anos, onde o objetivo era criar gado nelore para corte (abate) através da melhoria do plantel, para a comercialização em menor tempo e melhor peso médio por animal.


O condomínio era formado pelas propriedades dos condôminos. O objetivo do condomínio era a melhoria da qualidade do rebanho em sintonia com a conservação e melhoria dos pastos e evolução da infraestrutura, para facilitar e aprimorar o manejo*, fator preponderante para a melhoria da atividade e garantir resultados sustentáveis. Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do país, e o gado Nelore por sua rusticidade, foi o que mais se adaptou à região Centro-Oeste, principalmente, MT.


Nos mais de dois anos participando do Condomínio, embora inicialmente sem conhecimento da atividade, Giovane acompanhou a administração do mesmo, e verificou que embora o rebanho crescesse em quantidade, a qualidade não evoluía dentro do esperado, e os pastos e a infraestrutura para garantir um manejo eficiente não cumpriam seu papel, ao contrário,  os pastos estavam ficando degradados e a infraestrutura; cercas, divisão de pastos e currais, destruídos, por falta de manutenção. 


Giovane por sua vez não esperou, adequou suas propriedades às modernas técnicas de gestão para maximizar a produtividade de seu rebanho, fato que pode ser apreciado em fotos e documentos, a ponto de obter destaque na evolução do gado registrado, com a introdução de touros de boa genética, melhorando os acasalamentos e descartando as matrizes fracas, adquirindo touros de genética diferenciada, que melhorou a qualidades das novas matrizes, Os tourinhos registrados são provas incontestes desta evolução. Estes já estão sendo aproveitados para melhorar o gado comum e o estoque adicional, comercializado a preços diferenciados.


O trabalho de seleção permanente das matrizes e a introdução de Touros melhoradores(inseminação e monta), melhor manutenção dos pastos e infraestrutura que facilitaram e melhoraram o manejo, permitiu que  nos últimos 7 anos , desde que Giovane assumiu o controle de suas atividades pecuárias, evoluções significativas:


       a) Alto índice de prenhes(85%)
       b) Abate de animais com média de 30 meses,  gerando melhor rentabilidade, quando no início não havia uniformidade e o mínimo               era de 40 meses para abate.
       c) Controle de Gado Registrado ( PO e LA) pela ABCZ que permitiu a melhoria das matrizes e produção de Touros diferenciados                  para atender a demanda da Fazenda e a venda do excesso a pequenos e médios criadores da região de Comodoro-MT


Este aprendizado e evolução conferiram a Giovane a possibilidade de orientar pequenos e médios criadores que busquem uma melhor relação custo benefício de sua criação, através de uma Consultoria no controle operacional da atividade.